Pular para o conteúdo
  • Home
  • Sem categoria
  • Secretaria de Meio Ambiente capacita agentes da Guarda Municipal para atuar em denúncias de poluição sonora

Secretaria de Meio Ambiente capacita agentes da Guarda Municipal para atuar em denúncias de poluição sonora

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Treinamento abordou normas técnicas e procedimentos de medição de ruídos em áreas habitadas
HDV_3641

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, promoveu, nesta segunda-feira (18), um curso de capacitação sobre poluição sonora voltado para agentes da Guarda Civil Municipal. Integrantes do grupamento especial da Guarda Marítima e Ambiental também participaram da formação, que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, no bairro São Cristóvão.

Durante o curso, foram apresentados os principais aspectos da ABNT NBR 10.151:2019, norma que define os procedimentos técnicos para medições de níveis de pressão sonora em ambientes internos e externos às edificações. Os agentes tiveram a oportunidade de manusear o sonômetro (decibelímetro) e receberam orientações sobre o uso adequado do equipamento, utilizado para medir e registrar os níveis de pressão sonora em diferentes situações.

O secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, Jailton Nogueira, ressaltou a relevância da iniciativa. “A poluição sonora está entre as principais causas de conflitos urbanos, pois afeta diretamente a saúde e o bem-estar das pessoas. Ao capacitar a Guarda Municipal, estamos fortalecendo a fiscalização e criando condições para que a lei seja cumprida, sempre em defesa do sossego e da qualidade de vida da população”, destacou.

Além de aspectos técnicos, o curso abordou os limites de avaliação estabelecidos pela legislação, os procedimentos de medição em áreas externas e internas, e a elaboração de relatórios com parâmetros ambientais e registros fotográficos, fundamentais para subsidiar a fiscalização.

O treinamento foi ministrado pelo engenheiro de produção e mestrando em engenharia urbana, Lucas Félix, da Secretaria de Meio Ambiente. O técnico destacou a importância de capacitar o efetivo para atender de forma qualificada as ocorrências relacionadas ao excesso de ruídos.

“Nosso objetivo é preparar a Guarda Civil Municipal para atuar nas denúncias de poluição sonora, garantindo equilíbrio entre as atividades econômicas e o direito ao sossego da população. Um dos pontos mais relevantes que abordamos foi a compreensão dos níveis de pressão sonora permitidos em áreas habitadas e como realizar as medições corretamente”, explicou Lucas.

Para o secretário de Segurança e Ordem Pública, coronel Leandro Carvalho, a parceria com a Secretaria de Meio Ambiente garante mais eficiência nas ações da GCM. “Quando o barulho ultrapassa os limites, não é apenas um incômodo, é uma questão de saúde e qualidade de vida. Nosso objetivo é trabalhar em conjunto na orientação e fiscalização para garantir que a nossa cidade continue sendo um lugar tranquilo para viver, trabalhar e se divertir”, destacou o coronel.

Denúncias sobre poluição sonora podem ser efetuadas junto à Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (22) 3199-1313, pelo e-mail meioambiente@cabofrio.rj.gov.br, ou, ainda, por meio do número 153, da Guarda Civil Municipal.

Fotos

Fotos: Mari Ricci

Veja Também

Feira Quilombola encerra o ano com celebração de arte, cultura e gastronomia

13/12/2025

Graduação de jiu-jitsu celebra evolução dos alunos do projeto Cidadão do Futuro

13/12/2025

Cursos gratuitos qualificam mulheres de Tamoios

13/12/2025

Operação coíbe perturbação do sossego e resulta em prisão por porte ilegal de arma em Cabo Frio

13/12/2025

Cabo Frio realiza o IV Encontro da Gestão do Trabalho e Educação Permanente dos Trabalhadores do SUAS

13/12/2025

Assistência Social apresenta balanço das ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em 2025

12/12/2025