A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, avançou para uma nova etapa das ações educativas voltadas à preservação ambiental e ao combate à prática irregular de alimentação das gaivotas. Nas últimas semanas, mais de 100 sinalizações, entre placas, lonas e adesivos informativos, foram instaladas em praias, marinas, pousadas, quiosques, terminais e outras áreas de grande circulação turística do município.
Nesta semana, a equipe da Secretaria realizou a instalação de lonas de grande porte com imagens e orientações sobre as gaivotas na Praia do Forte, reforçando a comunicação visual em um dos principais cartões-postais da cidade. As sinalizações advertem sobre os riscos e a proibição de alimentar aves silvestres, conforme a Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais).
Além da orla da Praia do Forte, a nova etapa de trabalho contemplou a afixação de adesivos nos quiosques de vidro da orla; no Lido, no Canto do Forte; na Ilha do Japonês e na guarita de travessia para a Ilha; em bares, pousadas, marinas, hotéis e quiosques do Peró; no Terminal de Ônibus de Turismo (TOT) e no Terminal Transatlântico.
As ações integram o programa “Cabo Frio Educada” e incluem, ainda, um conjunto de medidas preparatórias para a alta temporada, período marcado pelo aumento expressivo no fluxo de moradores e turistas nas praias de Cabo Frio. “Estamos a poucos dias do início do verão e intensificamos essa sinalização para que não haja alegação de desconhecimento. Moradores e turistas são sempre bem-vindos para fotografar, filmar e admirar as gaivotas, mas não para alimentar e interferir no comportamento natural desses animais. Alimentar aves silvestres é proibido por lei e tem impactos ambientais sérios. Nosso objetivo é garantir a convivência harmônica entre as pessoas e a fauna, preservando o equilíbrio ambiental”, reforçou o secretário de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, Jailton Nogueira.
Na Praia do Forte, também foram fixadas placas que alertam sobre normas de ordenamento das praias, como a proibição do descarte irregular de lixo e de bitucas de cigarro, do porte e uso de equipamentos sonoros, de garrafas de vidro e da prática de atividades como futebol, altinha e frescobol, que são permitidas apenas antes das 8h e após as 17h, conforme estabelece a legislação municipal. O trabalho de sinalização continuará nos próximos dias.