Pular para o conteúdo
  • Home
  • Turismo
  • Prefeitura prorroga prazo de recadastramento anual para prestadores de serviços turísticos náuticos em Cabo Frio

Prefeitura prorroga prazo de recadastramento anual para prestadores de serviços turísticos náuticos em Cabo Frio

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Prestadores têm até 11 de setembro para apresentar a documentação obrigatória na Secretaria Adjunta de Licenciamento e Fiscalização

A Prefeitura de Cabo Frio prorrogou o prazo para o recadastramento anual de 2025 dos prestadores de serviços Turísticos Náuticos e das escolinhas que utilizam o Uso de Solo no município. A nova data para apresentação da documentação foi marcada para o dia 11 de setembro, na Secretaria Adjunta de Licenciamento e Fiscalização.

Antes disso, entre os dias 26 de agosto e 1º de setembro, os responsáveis devem comparecer à Secretaria de Turismo para dar início ao processo. Nesse atendimento inicial, será necessário abrir um processo administrativo no setor de Protocolo, com o tema “Turismo Náutico”, e retirar o formulário com o checklist dos documentos obrigatórios. Após a conferência, a Secretaria emitirá o Termo de Autorização para a prestação do serviço.

Segmentos contemplados

O recadastramento é obrigatório para prestadores que atuam com: banana boat, brinquedos náuticos, escolinhas de surfe, barco a vela, natação no mar, kite surfe, aluguel de stand up paddle e pranchas, caiaque, pedalinho, táxi marítimo, moto aquática e barco a remo.

Locais de entrega da documentação

Após o trâmite inicial, a entrega da autorização deverá ser feita no dia 11 de setembro, nos seguintes endereços:

  • Em Cabo Frio: Secretaria Adjunta de Licenciamento e Fiscalização – Rua Florisbela Rosa da Penha, nº 292, Braga.
  • Em Tamoios: Superintendência de Licenciamento e Fiscalização – Avenida Independência, nº 5588, Shopping Unapark, Bloco B, Sala 03, Pontal de Santo Antônio.

O não cumprimento do prazo ou a ausência de qualquer documento pode comprometer a regularização e levar à suspensão da licença. Estão dispensados somente os prestadores que já possuem termo de autorização válido para 2025.

Documentos exigidos

Entre os documentos solicitados estão: Ficha de Inscrição e Cadastro (fornecida no Protocolo da Prefeitura ou SECTUR), CNPJ, contrato social atualizado (quando couber), RG, CPF, comprovante de residência atualizado, TIE – Título de Inscrição da Embarcação (quando aplicável), Termo de Responsabilidade (Anexo 8-D da NORMAM-202/DPC), CIR – Caderneta de Inscrição e Registro, certidão negativa de débitos municipais, CADASTUR (recomendado), roteiro turístico náutico, foto atualizada e a última autorização emitida pela Prefeitura (quando houver).

A Prefeitura de Cabo Frio está localizada na Praça Tiradentes, na Avenida Assunção, enquanto a Secretaria de Turismo está localizada no Terminal de Transatlânticos, no bairro Passagem.

Veja Também

Feira Quilombola encerra o ano com celebração de arte, cultura e gastronomia

13/12/2025

Graduação de jiu-jitsu celebra evolução dos alunos do projeto Cidadão do Futuro

13/12/2025

Cursos gratuitos qualificam mulheres de Tamoios

13/12/2025

Operação coíbe perturbação do sossego e resulta em prisão por porte ilegal de arma em Cabo Frio

13/12/2025

Cabo Frio realiza o IV Encontro da Gestão do Trabalho e Educação Permanente dos Trabalhadores do SUAS

13/12/2025

Assistência Social apresenta balanço das ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em 2025

12/12/2025