Pular para o conteúdo

Prefeitura de Cabo Frio realiza operações de fiscalização ambiental durante o fim de semana

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Secretaria de Meio Ambiente promoveu “choque de ordenamento” com foco no descarte irregular de entulho, poda de árvores sem autorização e lançamento de esgoto
FISCALIZA 2025-08-17 at 18.36.17

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, realizou, durante todo o fim de semana, operações de fiscalização intensiva nos bairros Jardim Excelsior, Portinho e Novo Portinho. O “choque de ordenamento” teve como objetivo regularizar situações de descarte irregular de entulho, poda de árvores e preservação do espaço público. A ações foram executadas em parceria com a Companhia de Serviços de Cabo Frio (Comsercaf), que atuou na retirada e destinação correta dos resíduos.

No bairro Jardim Excelsior, fiscais identificaram descarte irregular de entulho e resíduos em via pública, obstruindo a calçada e dificultando a passagem de pedestres. No Novo Portinho, foi constatado o lançamento de material de construção em área de vegetação nativa. A operação nos bairros também verificou restos de poda urbana espalhados em calçadas, corte irregular de árvores, retirada de vegetação em terrenos e o lançamento de esgoto na rede de drenagem pluvial, flagrado após denúncia de um morador, no bairro Portinho.

Em todos os casos, os responsáveis foram notificados e receberam prazos específicos para regularização, bem como a apresentação de licenças de poda e manifesto de resíduos, sob risco de aplicação de sanções previstas em lei.

O secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, Jailton Nogueira, reforçou a importância da operação e da parceria com a Comsercaf.

“O passeio público deve estar sempre desobstruído, garantindo a circulação segura dos pedestres. As áreas de vegetação nativa precisam ser preservadas, e o lançamento irregular de entulho e resíduos de poda é uma infração grave. A intenção do nosso choque de ordem, com o apoio da Comsercaf, foi promover não só a fiscalização, mas também a limpeza e a destinação adequada dos resíduos, reforçando o cuidado com o espaço urbano e o patrimônio ambiental da cidade”, afirmou.

A Prefeitura de Cabo Frio reforça que todos os responsáveis por obras devem providenciar caçambas credenciadas para o descarte correto de resíduos e cumprir a legislação vigente.

Denúncias de descarte irregular, poda sem autorização ou lançamento de esgoto podem ser efetuadas diretamente junto à Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (22) 3199-1313 ou pelo e-mail meioambiente@cabofrio.rj.gov.br.

Fotos

Veja Também

Feira Quilombola encerra o ano com celebração de arte, cultura e gastronomia

13/12/2025

Graduação de jiu-jitsu celebra evolução dos alunos do projeto Cidadão do Futuro

13/12/2025

Cursos gratuitos qualificam mulheres de Tamoios

13/12/2025

Operação coíbe perturbação do sossego e resulta em prisão por porte ilegal de arma em Cabo Frio

13/12/2025

Cabo Frio realiza o IV Encontro da Gestão do Trabalho e Educação Permanente dos Trabalhadores do SUAS

13/12/2025

Assistência Social apresenta balanço das ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em 2025

12/12/2025