Na manhã desta terça-feira (23), agentes da Prefeitura de Cabo Frio se reuniram na sede da Secretaria Adjunta de Licenciamento e Fiscalização para dar início a uma operação de ordenamento em diferentes pontos da cidade. De lá, viaturas seguiram em força-tarefa coordenada pelas secretarias de Segurança e Ordem Pública e de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, com o objetivo de coibir irregularidades, recuperar áreas degradadas e garantir a preservação de espaços públicos para a população.
O primeiro ponto foi a orla do bairro Portinho, às margens do Canal Itajuru. No local, foram retirados um deck improvisado, gamelas, isopor, uma estrutura semelhante a uma caixa de fibra utilizada para armazenamento, três caiaques, um barco, além de garrafas plásticas, galões e um veículo notificado. A área será recuperada para o plantio de mangue. A ação contou com o acompanhamento do secretário de Segurança e Ordem Pública, coronel Leandro Carvalho.
Em seguida, a operação esteve em uma empresa de reciclagem no Jardim Caiçara, onde foram encontrados fios de cobre e de alta tensão, tampas de bueiro, esquadrias de alumínio, duas placas de carros, dois carrinhos de supermercado e outras estruturas metálicas sem nota fiscal. O proprietário foi conduzido à delegacia pela Polícia Civil para prestar esclarecimentos.
Na terceira etapa, realizada em uma empresa de reciclagem no Parque Burle, as equipes encontraram chassi de uma arma, sem comprovação de origem, recolhido para averiguação, e o proprietário foi conduzido à delegacia para esclarecimentos.
Segundo o coronel Leandro Carvalho, a atuação conjunta é fundamental para combater irregularidades que afetam o município. “Nosso foco é identificar a procedência de materiais como o cobre, muitas vezes fruto de furto, e coibir esse tipo de crime que prejudica a cidade e coloca em risco a população”, afirmou.
O secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, Jailton Nogueira, reforçou a importância da recuperação da área: “A retirada desses materiais permite não só a preservação do espaço público, mas também a recuperação ambiental da região. O plantio de mangue no Portinho é uma ação estratégica para proteger o ecossistema local e garantir a qualidade ambiental para todos”.
Além das duas secretarias que coordenam a operação, também participaram a Guarda Civil Municipal, por meio da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e da Guarda Marítima e Ambiental; a Secretaria de Assistência Social; a Comsercaf; e a Polícia Civil.