A Prefeitura de Cabo Frio marcou presença no 26º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), que acontece até este sábado (12), em Vitória (ES). O evento reúne representantes de comitês de bacias de todo o país, gestores públicos, pesquisadores e sociedade civil, em um espaço de diálogo e troca de experiências sobre a gestão participativa dos recursos hídricos.
O município é representado pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, Jailton Nogueira, que em março deste ano foi eleito presidente do Consórcio Intermunicipal Lagos São João para o biênio 2025-2027. Durante o ENCOB, o secretário apresentou o trabalho desenvolvido pelo Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ), destacando os desafios e as soluções relacionadas à poluição, erosão e salinidade da laguna, além de ações voltadas para a preservação e uso sustentável das águas na região.
Com o tema “Emergência Climática: Povos e Territórios – Água é o que nos une”, o ENCOB 2025 enfatiza a importância da governança das águas como eixo estruturante para enfrentar os impactos das mudanças climáticas e construir políticas públicas de adaptação e justiça ambiental. A programação inclui painéis temáticos, oficinas técnicas, apresentações de inovação tecnológica e atividades de integração entre os participantes.
Segundo Jailton Nogueira, o encontro tem sido uma oportunidade de ampliar conhecimentos e fortalecer parcerias. “Como secretário de Meio Ambiente e presidente do Consórcio Lagos São João, vim ao ENCOB para trocar experiências e enriquecer o conhecimento sobre as questões relacionadas à nossa laguna, como poluição, erosão e salinidade. Participamos de oficinas de plano de bacia, inovação tecnológica e monitoramento da qualidade da água. O Encontro é um espaço fundamental para conhecer realidades de outros municípios, estabelecer contatos e pensar políticas públicas”, destacou.
Além de interagir com representantes de comitês de todo o Brasil, o secretário destacou a importância da articulação com os colegiados fluminenses. “Estamos estreitando laços com outras bacias do Rio de Janeiro, como a da Ilha Grande, em Angra dos Reis, e com o Fórum Fluminense de Bacias. Essa troca é essencial para avançarmos em ações conjuntas que beneficiem tanto a nossa região quanto o estado como um todo”, completou.
Na última semana, a Prefeitura de Cabo Frio também esteve representada pelo secretário municipal de Meio Ambiente no IV Workshop da Algicultura na Baía da Ilha Grande, em Angra dos Reis-RJ. A programação reuniu comunidades tradicionais, grupos de algicultura familiar, pesquisadores e gestores públicos para discutir inovações na cadeia produtiva da macroalga Kappaphycus alvarezii. O evento foi uma realização da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em parceria com o Parque Tecnológico do Mar e apoio do CNPq e da Fundação CERTI. “Ambos os eventos fortalecem a estratégia de trazer para o município o que há de melhor sendo realizado com sucesso no Brasil, para que possamos consolidar e ampliar as políticas públicas e ambientais de Cabo Frio”, finalizou o secretário Jailton Nogueira.