A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Gestão Territorial e Economia Azul, participou nesta terça-feira (19) da inauguração do Espaço da Rede de Pesquisa em Inovação Social, Tecnológica e Ambiental (RePISTA), realizada no auditório do Centro Municipal de Cidadania Rinaldo de Lamare, na Rocinha, na cidade do Rio de Janeiro.
O espaço, coordenado pelo professor Roberto Bartholo, do Programa de Engenharia de Produção (PEP) da Coppe/UFRJ, foi criado com a proposta de ser um ambiente colaborativo de encontro e cocriação entre universidades, poder público, organizações sociais, lideranças locais e moradores. A iniciativa busca desenvolver soluções inovadoras que unam impacto social, tecnologia e sustentabilidade.
Na mesa de abertura, o secretário de Gestão Territorial e Economia Azul de Cabo Frio, Matheus Monica, ministrou palestra sobre inovação e empreendedorismo social. Durante sua fala, ressaltou a importância da criação de ecossistemas de inovação nas comunidades como estratégia de fortalecimento do desenvolvimento local.
“É importante incentivar a inovação e o empreendedorismo social, porque o fortalecimento desse ecossistema dentro das comunidades amplia as oportunidades de inclusão social e produtiva”, destacou o secretário.
A participação da Prefeitura de Cabo Frio reforça o compromisso da gestão municipal em articular ações voltadas ao desenvolvimento sustentável, à economia azul e à inovação social, integrando experiências locais a iniciativas de alcance nacional e acadêmico.