Pular para o conteúdo
  • Home
  • Saúde
  • Prefeitura de Cabo Frio inicia ações para promover o “Setembro Amarelo”

Prefeitura de Cabo Frio inicia ações para promover o “Setembro Amarelo”

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Campanha de valorização da vida realizará espaços de escuta e acolhimento para a população e rodas de conversas com profissionais da Saúde e Assistência Social
setembro amarelo capa

“Se precisar, peça ajuda”! Esse é o slogan 2025 de uma campanha mundial que traz à tona um tema sensível e, ao mesmo tempo, impactante sobre a prevenção ao suicídio e valorização da vida. Intitulada “Setembro Amarelo”, a campanha, vigente no Brasil há mais de dez anos, será realizada em Cabo Frio pela Prefeitura com ações ao longo de todo o mês.

A programação inicia nesta quarta-feira (3), com uma atividade de autocuidado, bem-estar e promoção da qualidade de vida no Palácio das Águias (Centro), a partir das 13h. Aberta ao público em geral, a ação será realizada pela Coordenadoria de Saúde Mental em parceria com o Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), ambos setores da Secretaria de Saúde. Na ocasião, serão realizadas rodas de conversa e práticas integrativas, como auriculoterapia, ventosaterapia e acupuntura, entre outras.

Segundo o coordenador de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Matheus Maldonado, criar um movimento de cuidado e atenção e oferecer ferramentas protetivas para o desenvolvimento da autoestima e do autocuidado são caminhos fundamentais para resgatar o sentimento de amor à vida.

“Nosso objetivo é fortalecer a rede de cuidado, promover o diálogo sobre saúde mental e ampliar o acesso da população e dos trabalhadores a espaços de escuta e acolhimento. Com essa programação, buscamos dar visibilidade ao tema, aproximar a rede de saúde e assistência da população e reafirmar o compromisso da gestão municipal com a prevenção do suicídio e o cuidado integral em saúde mental. Também temos o objetivo de quebrar tabus e incentivar as pessoas a buscarem e oferecerem ajuda, praticando escuta ativa e sem julgamentos”, explicou ele.

Isolamento e perda de interesse em atividades prazerosas são sinais de alerta

A cada 40 segundos uma pessoa tira a vida em todo o mundo, segundo dado do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Real e preocupante, a informação expressa a necessidade de promoção do “Setembro Amarelo” de prevenção ao suicídio. Servindo, também, como oportunidade para um olhar preventivo, de cuidado e atenção, a campanha sinaliza sobre comportamentos que servem de alerta.

Fique atento se alguém próximo demonstrar sinais como perda de interesse em atividades que, antes, eram prazerosas; isolamento e mudança de humor e disposição; discurso com frases desespero e desesperança e alterações no sono e no apetite. Ofereça ajuda e, principalmente, busque profissionais qualificados como psicólogos e médicos psiquiatras.

Serviço:
Abertura da Campanha “Setembro Amarelo”
03/09 (quarta-feira) – Palácio das Águias (Rua Érico Coelho, nº 72, Centro)
A partir das 13h
Aberto ao público
Em parceria com o Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), serão realizadas rodas de conversa e práticas integrativas, voltadas para o bem-estar, o autocuidado e a promoção da qualidade de vida.

Durante todo o mês de setembro – Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)
De segunda a sexta, das 8h às 17h
Aberto ao público
Com a atuação integrada dos CAPS do município e apoio das equipes de saúde da família, serão promovidos encontros, rodas de conversa e atividades voltadas à comunidade, reforçando o papel desses serviços como espaços de acolhimento e promoção da saúde mental.

Fotos

Veja Também

Feira Quilombola encerra o ano com celebração de arte, cultura e gastronomia

13/12/2025

Graduação de jiu-jitsu celebra evolução dos alunos do projeto Cidadão do Futuro

13/12/2025

Cursos gratuitos qualificam mulheres de Tamoios

13/12/2025

Operação coíbe perturbação do sossego e resulta em prisão por porte ilegal de arma em Cabo Frio

13/12/2025

Cabo Frio realiza o IV Encontro da Gestão do Trabalho e Educação Permanente dos Trabalhadores do SUAS

13/12/2025

Assistência Social apresenta balanço das ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em 2025

12/12/2025