Cabo Frio realizou neste sábado (6), mais uma ação na campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres e Meninas. A Guarda Civil Municipal promoveu uma mobilização pelo Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, celebrado em 6 de dezembro. A data, instituída por lei em 2007, integra a campanha global do Laço Branco, que incentiva os homens a se posicionarem de forma ativa contra a violência de gênero.
Como gesto simbólico, laços brancos foram fixados nas viaturas, que seguiram em comboio pelas ruas da cidade. O trajeto passou pelo Braga, Praia do Forte, Lido e encerrou na Passagem, em frente à sede da Patrulha Maria da Penha, na Praça Gentil Gomes de Farias. Durante o percurso, agentes também realizaram panfletagem, convidando a população a refletir sobre responsabilidade masculina, respeito e prevenção da violência.
O guarda municipal Onias Freitas, do Grupamento de Trânsito, destacou a importância da ação: “Cabo Frio estava precisando fazer esse movimento, sendo realmente muito preciso. A Guarda Municipal está à disposição e, assim que precisar, estamos prontos para a luta e para qualquer chamada”.
A inspetora-adjunta Regiane Costa, coordenadora da Patrulha Maria da Penha, destacou que o ato simboliza mais do que uma passagem de viaturas pelas ruas. “Quando os homens se colocam como parte da solução, mostramos que a responsabilidade contra a violência é coletiva. O Laço Branco é um convite para que eles reconheçam seu papel e ajudem a transformar essa realidade”.
A campanha segue nesta segunda-feira (8), às 10h, com panfletagem de conscientização na Praça Porto Rocha, no Centro da cidade, com a Blitz de Conscientização.
Denúncias podem ser feitas pelo 153.