Como parte da programação do “Setembro Amarelo”, o Centro de Convivência da Melhor Idade, das Palmeiras, promoveu nesta quarta-feira (24), mais uma série de atividades, com ações de valorização à vida. A iniciativa do evento é da Secretaria de Assistência Social, por meio da Secretaria-Adjunta da Melhor Idade, que durante o mês de setembro vem oferecendo diversas atividades, com objetivo de alertar a população sobre os cuidados com a saúde mental.
Durante todo o dia, idosos participaram de uma roda de conversa sobre a importância da saúde mental; uma exposição de peças das oficinas de artesanato, além de uma tarde voltada para os cuidados e embelezamento de cabelos e unhas das idosas, encerrando, com um desfile da melhor idade.
A roda de conversa, com o tema, “Saúde mental na Melhor Idade”, foi realizada pelo psicólogo João Luiz Moura, especialista em Saúde Mental. O tema abordou a importância de conscientizar sobre os cuidados com a saúde mental.
O psicólogo ressaltou a necessidade de priorizar desde hábitos saudáveis de alimentação até os cuidados com a saúde emocional, incentivando a autoestima dos idosos.
Em alto astral, os idosos participaram de uma tarde dedicada aos cuidados com a beleza das mãos e cabelos. Antes do desfile de moda, cerca de 20 idosas passaram pelas mãos das maquiadoras Andressa Paiva e Katia Machado, que deram um toque especial na beleza das idosas.
“É gratificante contribuir com um momento tão importante para essas modelos. Ficamos gratas pelo convite para participar de um evento tão especial para todas as idosas”, disseram as maquiadoras
Na passarela, muitos aplausos, música e fotos das participantes. O resultado pôde ser visto no rosto animado e nos sorrisos das idosas, depois de viver um verdadeiro “banho de salão”, com o objetivo de manter a autoestima.
A superintendente-adjunta da Melhor Idade, Patrícia Marques, destacou que essas ações proporcionam momentos de reflexão, acolhimento e aprendizado, reforçando a mensagem de cuidado e integração com todos os assistidos no Centro de Convivência da Melhor Idade.
“A saúde mental importa tanto quanto a saúde física. Por isso, as atividades desenvolvidas ganhou uma ênfase maior na pauta do Setembro Amarelo, com o intuito de sensibilizar e alertar os assistidos sobre o tema”, concluiu.
Confira a programação completa abaixo:
Semana 4 sexta-feira (26)– Celebre a Vida
10h Globalização Digital: excesso de informação e impacto na saúde mental. A palestra será com a professora de Inclusão Digital.
.
Semana 5 (29 e 30/09) – Encerramento
9h- Apresentação do Coral
Roda de conversa sobre os perigos do isolamento social
Lanche coletivo, bingo e mensagens de gratidão (30/09) Centro de Convivência da Melhor Idade