A Guarda Civil de Cabo Frio realizou, nesta terça-feira (19), uma operação de fiscalização de motocicletas nos bairros Jardim Esperança e Itajuru. O foco da ação foram os veículos com escapamento adulterado.
Mais de 100 motos foram abordadas e mais de 30 receberam notificações por irregularidades como: conduzir veículo com característica adulterada, pilotar sem capacete, circular sem placa e dirigir sem habilitação.
Quatro motocicletas foram removidas para o Depósito Público Municipal. Um condutor também foi encaminhado para a 126ª Delegacia de Polícia, após ser flagrado utilizando conta de outra pessoa no aplicativo, conduta enquadrada no artigo 307 do Código Penal.
Em alguns casos, os motociclistas puderam regularizar a situação ainda no local. Foi o que aconteceu com um condutor que trocou o escapamento adulterado pelo original durante a fiscalização.
A operação contou com a atuação integrada da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Grupamento de Trânsito Móvel (GTM) e Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis).
Alterar o escapamento para aumentar o barulho, retirar o abafador, furar o cano ou instalar peças fora do padrão é proibido pelo artigo 230, inciso XI, do Código de Trânsito Brasileiro. A infração é considerada grave, com penalidade de multa e medida administrativa de retenção do veículo para regularização.