Pular para o conteúdo
  • Home
  • Educação
  • Capacitação de professores marca avanço na alfabetização infantil em Cabo Frio

Capacitação de professores marca avanço na alfabetização infantil em Cabo Frio

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Formação da FGV prepara profissionais para aplicar metodologias eficazes no ensino municipal
WhatsApp Image 2025-06-06 at 11.04.04

Professores e equipe pedagógica da rede municipal de ensino de Cabo Frio participaram da etapa presencial de uma formação continuada promovida pela Fundação Getulio Vargas (FGV), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ). A capacitação faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), programa do Ministério da Educação (MEC) que busca garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.

A proposta da formação é capacitar os profissionais da educação para atuarem como multiplicadores, levando o conhecimento adquirido para suas escolas e contribuindo com a formação contínua dos demais profissionais. A iniciativa fortalece o compromisso com a qualificação da aprendizagem e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à alfabetização infantil.

Para a supervisora da Recomposição das Aprendizagens em Cabo Frio, Maria Carolina Quintanilha, a formação traz impactos que vão além da teoria.

“Participar dessa formação é como acender uma nova chama em nossa missão educacional. Cada módulo nos oferece ferramentas valiosas que, ao serem aplicadas em sala de aula, têm o poder de transformar a jornada de aprendizagem das nossas crianças. Ao retornarmos a Cabo Frio, levamos conosco não apenas conhecimento, mas a responsabilidade de inspirar e capacitar nossos colegas, garantindo que cada aluno tenha a oportunidade de ser alfabetizado no tempo certo”, afirmou.

A participação dos profissionais de Cabo Frio na formação representa um avanço importante no processo de valorização dos educadores e no compromisso com uma educação pública de qualidade, que assegure a alfabetização de todas as crianças em seu tempo certo, com equidade e inclusão.

Veja Também

Feira Quilombola encerra o ano com celebração de arte, cultura e gastronomia

13/12/2025

Graduação de jiu-jitsu celebra evolução dos alunos do projeto Cidadão do Futuro

13/12/2025

Cursos gratuitos qualificam mulheres de Tamoios

13/12/2025

Operação coíbe perturbação do sossego e resulta em prisão por porte ilegal de arma em Cabo Frio

13/12/2025

Cabo Frio realiza o IV Encontro da Gestão do Trabalho e Educação Permanente dos Trabalhadores do SUAS

13/12/2025

Assistência Social apresenta balanço das ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em 2025

12/12/2025