Ações para preservação do local e melhor organização da área serão definidas pelos órgãos envolvidos.
Com o objetivo de avaliar o ordenamento e os impactos ambientais sobre os ecossistemas aquáticos e costeiros do Canal do Itajuru, a Prefeitura de Cabo Frio realizou uma visita técnica nesta quarta-feira (29). Participaram da ação as secretarias de Turismo, Meio Ambiente, Saneamento e Clima, Segurança e Ordem Pública, Agricultura e Pesca, Obras e da Cidade, além da Guarda Marítima e Ambiental e representantes da Marinha do Brasil.


“A Secretaria Municipal de Turismo promoveu essa vistoria para reunir os representantes municipais, identificar as demandas que precisamos sanar e promover a troca de informações entre os agentes públicos de cada pasta. Pontuamos os problemas, analisamos as potencialidades para o desenvolvimento náutico e buscamos soluções a curto, médio e longo prazo”, afirmou o secretário de Turismo, Davi Barcelos.
Durante a inspeção, os agentes públicos identificaram o derramamento de óleo próximo à Ponte Feliciano Sodré, supostamente proveniente de barcos de pesca atracados, situação que será investigada. Também foram constatadas a necessidade de retirada de embarcações abandonadas no entorno do canal, o manejo e remoção de poitas de embarcação, a definição de novos pontos de embarque e desembarque, a dragagem e a reforma e revitalização dos decks. Para esta última demanda, será agendada uma vistoria terrestre para avaliação individual das estruturas de cada deck.


Após a vistoria, as medidas cabíveis serão tomadas em conjunto com os órgãos responsáveis, visando mitigar os problemas identificados e garantir o ordenamento adequado da área.