O verão já se aproxima, e as praias de Cabo Frio começaram a mostrar grande movimento, um prenúncio do que está por vir, já que a cidade é um dos destinos mais procurados pelos visitantes na alta temporada. Durante o final de semana de 12 a 14 de dezembro, a Secretaria de Segurança e Ordem Pública, por meio da Guarda Civil Municipal, atuou garantindo segurança, ordenamento e cuidado em diferentes pontos da cidade.
O Grupamento Operacional de Praia (GOP) esteve na Praia do Forte, identificando 500 crianças com pulseiras e garantindo que 10 delas fossem entregues aos responsáveis, além de um idoso encaminhado à família. As equipes orientaram o público sobre o uso de bolas fora do horário permitido e de caixas de som, realizaram vistorias em áreas de preservação, como a Duna da Boa Vista, e notificaram veículos irregulares.
A Ronda Ostensiva Municipal Urbana (Romu) atuou no evento Cabo Frio Mais Festival Rap, na Praia do Siqueira, garantindo patrulhamento preventivo e conduzindo dois adolescentes envolvidos em furto ao Shopping Park Lagos, com acionamento do Conselho Tutelar. Também foram encaminhadas três pessoas por flanelagem irregular no Canto do Forte e no Lido, e cinco motociclistas foram abordados em patrulhamento viário, sendo que três regularizaram as irregularidades e dois foram autuados, com uma motocicleta recolhida ao depósito por ausência de CNH.
A Guarda Marítima e Ambiental registrou 14 ocorrências ao longo do final de semana, incluindo crimes ambientais, resgates de animais — com sete gambás filhotes e um adulto —, atividade pesqueira em área proibida, corte ilegal de árvores, construções irregulares, veículos em área ambiental, som alto e situações envolvendo a população em situação de rua. Na faixa de areia, foram registradas 41 ocorrências, como auxílio a moradores e turistas, incluindo pessoas com necessidades especiais, orientações sobre a proibição de futebol, frescobol e altinha em horário não permitido, além de caixas de som, bem como fiscalização de embarcações, como barcos e motos aquáticas.
Em Tamoios, as equipes do grupamento deram apoio à cavalgada e organizaram o balizamento preventivo na Feira de Santa Margarida, garantindo organização, fluidez no trânsito e tranquilidade para feirantes e frequentadores.
Para denunciar irregularidades, a população pode ligar para o 153.