Como parte das ações da campanha “Agosto Lilás”, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento à violência contra a mulher, a Secretaria de Assistência Social, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), em parceria com a Secretaria Adjunta de Políticas Públicas da Mulher, promove, de segunda-feira (18) até a próxima terça-feira (26), rodas de conversa voltadas para as mulheres assistidas pelos CRAS.
A roda de conversa é uma atividade educativa e de orientação. A secretária-Adjunta da Mulher, Bárbara Caetano, destaca que o tema “Conhecer para se proteger: Tipos de Violência contra à Mulher e Rede de Apoio” é um momento importante para ouvir a fala dessas mulheres.
No encontro, serão abordados os diferentes tipos de violência, os direitos previstos na Lei Maria da Penha e os canais de denúncia disponíveis.
A superintendente de Proteção Social Básica, Olímpia Silva, ressalta que os encontros têm o objetivo de criar um espaço de escuta e acolhimento, permitindo que as mulheres compartilhem experiências e dúvidas.
“Os encontros nos nove CRAS serão conduzidos com sensibilidade e acolhimento, promovendo reflexões sobre a importância de romper o silêncio, buscar apoio diante das situações de violência e incentivar as mulheres a denunciarem”, explicou.
O Agosto Lilás é uma campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, realizada em todo o Brasil durante o mês de agosto. A escolha do mês está relacionada à promulgação da Lei Maria da Penha, que completou 19 anos em 7 de agosto.
A primeira Roda de Conversa começou nesta segunda-feira (18), às 10h, no Cras Monte Alegre.
Confira a programação para os próximos dias:
Terça-feira, 19 de agosto
- 14h – Cras Manoel Corrêa
Quarta-feira, 20 de agosto
- 10h – Cras Central
- 14h- Cras Jacaré
Sexta-feira, 22 de agosto
- 14h – Cras Jardim Esperança
Segunda-feira, 25 de agosto
- 10h – Cras Tamoios
- 14h – Cras Botafogo
Terça-feira, 26 de agosto
- 10h – Cras Maria Joaquina
- 14h – Cras Praia do Siqueira