A Secretaria de Assistência Social, por meio da Secretaria Adjunta da Família e Juventude, realizou, nesta quarta-feira (8), uma palestra com o objetivo de conscientizar sobre o câncer de mama. A ação integra o calendário de atividades da programação do evento “Cabo Frio Celebra Rosa 2025”, em alusão ao Outubro Rosa.
O evento aconteceu no auditório da Igreja Metodista, na região central da cidade e contou com a presença de mais de 200 pessoas, entre autoridades, representantes da sociedade civil, além de estudantes da rede pública de ensino de Cabo Frio.
Com o tema, “Cabo Frio Celebra Rosa! Prevenção é o ano inteiro. Um dia de cada vez”, a idealizadora do evento, a superintendente de acolhimento da paciente oncológica de Cabo Frio, Luiza Maria, falou sobre a importância do diagnóstico precoce. Ex-paciente oncológica, ela compartilhou como foi diagnosticada com câncer de mama, o que a levou procurar ajuda médica para o tratamento da doença.
O ponto alto do evento foi a palestra conduzida pela médica mastologista Thereza Cypreste, fundadora da Associação dos Amigos da Mama de Niterói (Adama), que falou sobre os mitos e verdades sobre o câncer de mama.
Durante a palestra, ela alertou que o Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevê, ainda para este ano, 74 mil novos casos de câncer de mama. A mastologista reforçou a importância do diagnóstico precoce para salvar vidas.
“Quero que as mulheres levem para seus familiares e amigas as informações para que todos busquem realizar seus exames e autoexame periodicamente. É fundamental que as pessoas saibam que o câncer de mama também atinge homens, bem como idosas e mulheres grávidas. Não há distinção. Os exames precisam estar em dia e qualquer suspeita é importante que se procure atendimento”, explicou.
A mamografia é reconhecida como a principal ferramenta para identificar a doença em estágios iniciais, aumentando consideravelmente as chances de tratamento eficaz e cura, concluiu Thereza Cypreste.
“O encontro foi planejado para proporcionar um momento de reflexão, orientação e valorização da saúde das mulheres, reforçando o compromisso com a saúde e bem-estar, além da disseminação de uma cultura de prevenção e autocuidado entre todas”, disse o secretário adjunto da Família e Juventude, Rogério Fernandes.
Fotos: Wislei Rabello