Menu
  • Home
  • Notícias
  • Cabo Frio encerra etapa de reuniões intersetoriais do novo plano de segurança pública

Cabo Frio encerra etapa de reuniões intersetoriais do novo plano de segurança pública

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Elaboração do documento está sendo assessorada pelo Ministério da Justiça e pelo Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública
guarda (30)

A Prefeitura de Cabo Frio encerrou, nesta quarta-feira (9), a etapa de reuniões intersetoriais que integram o processo de elaboração do novo Plano Municipal de Segurança Pública. O documento, com validade de 2025 a 2034, está sendo desenvolvido com o assessoramento do Ministério da Justiça e do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp), a partir das análises produzidas pelo Observatório Municipal de Segurança Pública.

Durante as reuniões, representantes das secretarias municipais discutiram soluções, compartilharam experiências e conheceram a metodologia de trabalho, as metas de cada eixo e os processos de análise de dados. O objetivo foi garantir uma construção participativa, com foco na prevenção da violência e na integração de ações entre diferentes áreas da gestão.

Cabo Frio foi uma das 20 cidades brasileiras selecionadas pelo Governo Federal para receber suporte na estruturação de um observatório local, responsável pela coleta e análise de dados para a construção de políticas públicas eficazes. O plano é estruturado em nove eixos, que abrangem desde a prevenção até a reavaliação contínua das ações implementadas.

A inclusão de Cabo Frio no projeto federal representou um ponto de partida para o desenvolvimento de uma política pública de segurança estruturada. A consolidação do observatório contou com reuniões, capacitações e visitas técnicas, que fortaleceram o processo de elaboração do plano.

Com o encerramento das reuniões intersetoriais, a próxima etapa é transformar as propostas levantadas em diretrizes para cada um dos eixos. Posteriormente, será aberta uma consulta pública, quando serão aceitas contribuições da sociedade civil organizada e da população em geral. Em seguida, haverá a formalização junto à Câmara Municipal. A previsão é que o documento final seja concluído até o fim do primeiro semestre de 2025, servindo como base para as políticas públicas de segurança da próxima década.

Além de orientar ações estratégicas, o plano também será um instrumento importante para a captação de recursos, possibilitando novos investimentos em iniciativas voltadas à segurança e ao bem-estar da população.

Fotos: Wislei Rabello/SECOM

Fotos

Veja Também

Cabo Frio participa do II Encontro Nacional de Gestores da Cultura

24/04/2025

Cabo Frio lança projeto “Esporte na Escola” para fortalecer educação e cidadania

24/04/2025

CEREST abre inscrições para “Encontro Regional em Saúde do Trabalhador e Trabalhadora da Baixada Litorânea”

23/04/2025