O município de Cabo Frio marcou presença no II Prêmio Magda Soares: Transformando Vidas pela Leitura, iniciativa do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), promovida pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) em parceria com a UNDIME-RJ e os municípios. A premiação tem como propósito identificar, valorizar e divulgar experiências inovadoras em alfabetização e recomposição das aprendizagens, destacando práticas pedagógicas que asseguram o direito de aprender.
Mais do que um reconhecimento, o prêmio celebra o trabalho dos profissionais da Educação Básica das redes municipais, em especial nos anos iniciais, fortalecendo a política nacional de alfabetização e estimulando a troca de experiências entre educadores.
Em Cabo Frio, a etapa municipal ocorreu no dia 26 de setembro, quando a comissão avaliadora da Secretaria Municipal de Educação selecionou as duas melhores práticas:
• Categoria I (1º e 2º ano do Ensino Fundamental): professora Maria de Fátima Silva, da E.M. Professora Catharina da Silveira Cordeiro, com o projeto “Ler e escrever, uma experiência efetiva de reflexão da prática sobre leitura e escrita”.
• Categoria II (3º ao 5º ano – recomposição das aprendizagens): professora Quésia Apuque de Oliveira, da E.M. Professora Patrícia Azevedo de Almeida, com o projeto “Ler e escrever: é pra valer!”.
Ainda em setembro, Cabo Frio sediou, pelo segundo ano consecutivo, a etapa regional do prêmio, realizada no Instituto Federal Fluminense (IFF) – Campus Cabo Frio, reunindo municípios da Baixada Litorânea: Armação dos Búzios, Araruama, Saquarema, Iguaba Grande, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio.
Na fase regional, o município conquistou posições de destaque:
• 1º lugar na Categoria I, com a professora Maria de Fátima Silva.
• 3º lugar na Categoria II, com a professora Quésia Apuque de Oliveira.
Com esse resultado, a professora Maria de Fátima Silva representará Cabo Frio e toda a Baixada Litorânea na etapa estadual, que acontecerá no dia 25 deste mês, no Rio de Janeiro.
As conquistas destacam o compromisso de Cabo Frio com a valorização dos educadores e a constante busca pela construção de uma educação pública de qualidade, equitativa e transformadora.