Pular para o conteúdo
  • Home
  • Educação
  • Cabo Frio conquista reconhecimento e é premiada por projeto de educação escolar quilombola

Cabo Frio conquista reconhecimento e é premiada por projeto de educação escolar quilombola

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Município de Cabo Frio é um dos três do estado do Rio com o Selo Petronilha que receberá recursos para ampliar ações em escolas quilombolas
SeloEducação_feed

Com foco na valorização das identidades quilombolas, Cabo Frio é reconhecida nacionalmente por suas práticas em Educação Escolar Quilombola. O município conquistou o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, concedido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEEREQ). A premiação reafirma o compromisso de Cabo Frio com uma educação que nasce do território, respeita os saberes ancestrais e fortalece o protagonismo das comunidades quilombolas em seus processos educativos.

A certificação posiciona Cabo Frio entre os três únicos municípios do estado do Rio de Janeiro contemplados pelo MEC a receber um aporte financeiro de R$ 200 mil, como parte de um edital nacional que selecionou apenas 20 iniciativas em todo o país.

O projeto nasceu a partir da vivência da Escola Municipal Justiniano de Souza, uma escola quilombola que desenvolveu o Projeto Raízes Vivas, premiado pela CCR. A unidade escolar é um exemplo de como valorizar as histórias, culturas e identidades das comunidades tradicionais. Inspirada por essa trajetória, a Secretaria Municipal de Educação desenvolveu uma proposta que leva essas práticas para as outras 10 escolas quilombolas da rede, fortalecendo o orgulho e o pertencimento das crianças e jovens às suas raízes dentro da escola.

“Essa conquista nos enche de orgulho e confirma que estamos no caminho certo. A Educação Escolar Quilombola em Cabo Frio é construída em parceria com as comunidades, ouvindo suas vozes, respeitando suas trajetórias e promovendo o pertencimento. É assim que transformamos a escola em um espaço de afirmação, de memória viva e de futuros possíveis”, afirma o secretário Alfredo Gonçalves.

Cabo Frio segue investindo na formação de seus profissionais, na construção de currículos que respeitam a diversidade e na promoção de políticas educacionais transformadoras. Ao lado de apenas dois outros municípios fluminenses, a cidade celebra esse ganho como um passo a mais na construção de uma educação que reconhece, valoriza e transforma.

Veja Também

Assistência Social apresenta balanço das ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em 2025

12/12/2025

COMSERCAF inicia Operação Verão com reforço na coleta e limpeza em toda a cidade

12/12/2025

Prefeitura de Cabo Frio entrega crachás aos ambulantes na próxima quarta (17)

12/12/2025

Cabo Frio oficializa segundo selo internacional do Programa Bandeira Azul com hasteamento inédito na Praia do Foguete

11/12/2025

Cabo Frio fecha os 21 dias de ativismo com destaque às ações de proteção

11/12/2025

Cabo Frio participa de encontro para promoção de benefícios para pessoas com deficiência

11/12/2025