Pular para o conteúdo
  • Home
  • Educação
  • Cabo Frio conquista bolsas do Programa Mais Ciência na Escola

Cabo Frio conquista bolsas do Programa Mais Ciência na Escola

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Três unidades da rede municipal participarão de projeto nacional que estimula a iniciação científica e a inclusão tecnológica de estudantes do 8º ano
Cabo Frio conquista bolsas do Programa Mais Ciência na Escola

Três escolas da rede municipal de Cabo Frio foram contempladas no Programa Mais Ciência na Escola – Edital nº 14/2025 (CNPq/MCTI/FNDCT – Conecta e Capacita), uma iniciativa que valoriza a educação científica e tecnológica nas unidades públicas. As instituições selecionadas foram o Centro Educacional Municipal Professora Marli Capp, a Escola Agrícola Municipal Nilo Batista e a Escola Municipal Professor Edilson Duarte.

O município contará com 10 bolsas de iniciação científica para cada escola, no valor de R$ 200 mensais, destinadas a alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II. Os bolsistas serão escolhidos entre os estudantes que se destacam em suas unidades e, após a seleção pelo edital, irão desenvolver atividades ligadas à educação científica e tecnológica. Entre as ações previstas estão pesquisas, projetos de letramento digital e experiências em laboratórios.

O projeto, intitulado “Mão na massa e pé na rua: programa interdisciplinar de integração científica, inclusão tecnológica e prática cidadã entre o ensino básico e o ensino superior”, é coordenado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com a Fundação Cecierj, o Instituto Federal Fluminense (IFF), o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e a Universidade do Estado do Norte Fluminense (UENF).

A iniciativa busca despertar o interesse dos estudantes para carreiras científicas e tecnológicas, fortalecer a educação digital e ampliar a integração entre escolas públicas e universidades. Para a rede municipal, representa um importante avanço na valorização dos alunos e no incentivo a novas trajetórias acadêmicas.

“Estarmos entre as escolas contempladas pelo Programa Mais Ciência na Escola, é a prova de que temos estudantes talentosos e professores comprometidos com a inovação. Mais do que bolsas de iniciação científica, esse projeto abre portas para o futuro, desperta vocações e conecta nossos jovens ao universo da ciência e da tecnologia”, destaca o secretário Alessandro Teixeira.

Fotos

Veja Também

Feira Quilombola encerra o ano com celebração de arte, cultura e gastronomia

13/12/2025

Graduação de jiu-jitsu celebra evolução dos alunos do projeto Cidadão do Futuro

13/12/2025

Cursos gratuitos qualificam mulheres de Tamoios

13/12/2025

Operação coíbe perturbação do sossego e resulta em prisão por porte ilegal de arma em Cabo Frio

13/12/2025

Cabo Frio realiza o IV Encontro da Gestão do Trabalho e Educação Permanente dos Trabalhadores do SUAS

13/12/2025

Assistência Social apresenta balanço das ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em 2025

12/12/2025