A Praça da Cidadania, na Praia do Forte, foi transformada em um verdadeiro palco a céu aberto, nesse sábado (11). Circo, hip hop, capoeira, samba e artesanato conquistaram crianças e adultos, mostrando a diversidade cultural de Cabo Frio.
No 2º Festival Cirque Hop, o público foi transportado para o mundo mágico do circo. Palhaços divertiam as crianças com trapalhadas, malabaristas desafiavam a gravidade em acrobacias impressionantes, e oficinas de grafite e dança convidavam todos a colocar a criatividade em ação.
Pipoca e algodão doce gratuitos faziam a alegria da crianças no picadeiro improvisado, que se divertiam dando muitas gargalhadas nos shows, sempre admiradas pelo colorido das fantasias e das maquiagens artísticas. Os adultos também se deixavam levar pela alegria, redescobrindo o prazer de brincar e se envolver com a magia do espetáculo.
Orgulhoso de ver o projeto crescer na própria cidade, o produtor e diretor artístico cabo-friense Sollano Vasconcellos, o Festival Cirque Hop representa a realização de um sonho.
“Aprendi circo na região e hoje trabalho internacionalmente, e poder voltar para Cabo Frio e trazer toda essa experiência para minha cidade é incrível. Nosso objetivo é incentivar a arte e a cultura circense, oferecendo oficinas, espetáculos e atividades gratuitas para todas as famílias. É muito gratificante ver a cidade se envolver e espero que o festival tenha muitas edições futuras”.
Entre o público, Sandra Matos, mineira que veio com a família, se emocionou.
“Viemos passear e demos de cara com essa festa linda! Cabo Frio é encantadora, e ver tanta arte e alegria assim, ao ar livre, é maravilhoso”.
O filho dela, Felipe, de 4 anos, resumiu a experiência com entusiasmo.
“Eu gostei do palhaço. Ele é muito engraçado!”
A programação seguiu em outro ponto da praça com a 1ª Mostra Cultural Ocupa Forte, que reuniu, à tarde e à noite, uma programação variada com capoeira, samba, reggae, hip hop, artesanato e gastronomia tradicional, em parceria com a Feira das Dandaras e a Associação de Produtores Quilombolas, reunidos na Feira de Tradições.
O encerramento contou com um Baile Charme. Entre as atrações estavam o Projeto Capoeiragem, Selecta di Mina, DesAmélias, Baile Fresh Charme, DJ Chico, Ruhtra Motim, Angel Duarte e A Faby.
Para a produtora cultural Polly Honorato, a Mostra Cultural Ocupa Forte celebra a diversidade e as raízes da cidade.
“Hoje estamos entregando a primeira mostra Ocupa Forte, reunindo muitas atividades. É um espaço feito por nós, para todos, com participação de mulheres, povos negros e pessoas LGBT, mostrando que a cultura conecta gerações e fortalece a comunidade”.
O festival e a mostra foram contemplados pelo Edital de Fomento à Cultura Aldir Blanc, com apoio do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, incentivando a produção artística e a diversidade cultural na cidade.
Fotos: Wislei Rabello/Cogecom