Pular para o conteúdo
  • Home
  • Educação
  • Alunos de escola municipal do bairro Jacaré, em Cabo Frio, vivem aula inesquecível no Pão de Açúcar

Alunos de escola municipal do bairro Jacaré, em Cabo Frio, vivem aula inesquecível no Pão de Açúcar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Turma do 4º ano participou do Educa Bondinho e aprendeu sobre meio ambiente, cultura e história com vista para o Rio
WhatsApp Image 2025-05-31 at 13.16.50

Com vista privilegiada e muito aprendizado ao ar livre, os 28 alunos do 4º ano da Escola Municipal Professora Lerinea Figueiredo, do bairro Jacaré, em Cabo Frio, viveram uma experiência única no Rio de Janeiro. A turma participou do Educa Bondinho, um dos projetos educativos mais concorridos do estado, que transforma o Parque Bondinho Pão de Açúcar em uma sala de aula interativa e cheia de descobertas sobre meio ambiente, cultura e história.

A atividade, que integra o projeto pedagógico da professora Viviane Pereira, teve como foco os temas Meio Ambiente e Sustentabilidade. A ida ao Bondinho foi uma oportunidade de vivenciar o conteúdo fora da sala de aula, de forma prática, conectando natureza, história e consciência ambiental.

O Educa Bondinho é uma ação socioambiental educativa realizada no Parque Bondinho Pão de Açúcar, em parceria com o Instituto Moleque Mateiro no complexo turístico dos morros da Urca e Pão de Açúcar. Desde 2015, transforma um dos cartões-postais mais famosos do Brasil em uma sala de aula ao ar livre, com atividades interativas que estimulam o pensamento crítico e ampliam o olhar dos estudantes sobre o meio ambiente e o patrimônio cultural.

“Foi uma vivência muito especial. Existem cerca de 700 escolas na fila de espera para participar do projeto. Por isso, nos sentimos privilegiados em conseguir uma vaga. Ano passado também levei minha turma, e, como as inscrições abrem apenas duas vezes por ano, é preciso ficar atento, porque as vagas esgotam rapidamente”, contou a professora Viviane.

Iniciativas como essa mostram que a escola pode ultrapassar os muros da sala de aula e conquistar novos horizontes, proporcionando vivências que fortalecem o aprendizado e despertam a responsabilidade dos estudantes com o mundo ao seu redor.

Veja Também

Feira Quilombola encerra o ano com celebração de arte, cultura e gastronomia

13/12/2025

Graduação de jiu-jitsu celebra evolução dos alunos do projeto Cidadão do Futuro

13/12/2025

Cursos gratuitos qualificam mulheres de Tamoios

13/12/2025

Operação coíbe perturbação do sossego e resulta em prisão por porte ilegal de arma em Cabo Frio

13/12/2025

Cabo Frio realiza o IV Encontro da Gestão do Trabalho e Educação Permanente dos Trabalhadores do SUAS

13/12/2025

Assistência Social apresenta balanço das ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em 2025

12/12/2025