A sinalização orienta, organiza e salva vidas. Com a chegada da alta temporada, a Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, ampliou os serviços de sinalização viária em pontos estratégicos da cidade, preparando as ruas para o aumento do fluxo de veículos e pedestres.
Os trabalhos começaram na orla da Praia do Forte, passando pelo entorno das Praças do Guta e da Cidadania, e seguem pela orla, Passagem e Centro, avançando gradualmente para outros bairros, de acordo com o cronograma de trabalho.
Entre os serviços executados estão a pintura de canalização, a demarcação de vagas, a implantação de placas de sinalização de estacionamento rotativo e para motocicletas. Também estão previstas placas de carga e descarga, áreas com estacionamento proibido e a pintura de faixas de pedestres.
Além de organizar o trânsito, as ações têm papel educativo, já que as placas orientam sobre regras, necessidades e limites, ajudando motoristas e pedestres a compreenderem melhor o uso correto dos espaços públicos.
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Kiko Jorge, o planejamento é essencial neste período do ano.
“Com a chegada do verão, aumenta o número de veículos e pedestres circulando pela cidade. A sinalização orienta, informa e educa, contribuindo para que todos respeitem as regras e para que o trânsito funcione de forma mais segura e organizada”, destacou.
Ao longo de 2025, a Secretaria de Mobilidade Urbana realizou um amplo trabalho de sinalização viária em Cabo Frio, com destaque para as novas sinalizações implantadas em vias que passaram por recapeamento asfáltico. Entre elas estão as avenidas Teixeira e Souza, Assunção e Júlia Kubitschek, no Centro; a Avenida Ézio Cardoso da Fonseca, no Jardim Esperança; e as avenidas Paraná, A e B, além da Rua Hélio Porciúncula e da Avenida Minas Gerais, no Jardim Peró.
No período, foram instaladas ou substituídas na cidade cerca de 450 placas de sinalização vertical. Na sinalização horizontal, os serviços incluíram 420 m² de ciclofaixas pintadas, 1 km de ciclofaixa demarcada, 342,72 m² de travessias de pedestres, 98,4 m² de lombadas (MVE), cinco canalizações totalizando 100 metros lineares e 38 m² de baias, distribuídas em 76 unidades. A Avenida Teixeira e Souza recebeu aproximadamente 5 km de faixas pintadas. A secretaria também implantou sinalização de oito lombadas para segurança e organização do trânsito.