Pular para o conteúdo

Prefeitura de Cabo Frio realiza medição de ruído em câmara frigorífica de supermercado no Braga

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Ação atendeu reclamação de moradores e identificou ruído acima do permitido; estabelecimento foi notificado
WhatsApp Image 2025-12-05 at 19.55.52

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, realizou nesta sexta-feira (05) uma ação de medição do nível de ruído emitido pela câmara frigorífica de um supermercado localizado no bairro Braga. A atividade ocorreu no entorno do estabelecimento, na Rua Omar Fontoura, e contou com a participação de equipes de Licenciamento e Fiscalização Ambiental e da Vigilância Sanitária, das secretarias de Mobilidade Urbana e de Saúde, respectivamente.

A verificação foi motivada por reclamações de moradores, mas integra também a rotina de monitoramento da Secretaria, especialmente no processo de emissão de licenças para atividades potencialmente ruidosas. A medição foi realizada com decibelímetro seguindo critérios definidos pela norma brasileira, a NBR 10.151:2019.

Durante a inspeção, os agentes da Prefeitura constataram que o nível de pressão sonora equivalente do som específico emitido pela câmara frigorífica foi de 64,5 decibéis. A área é classificada pela Lei de Zoneamento Municipal como Zona Residencial 2 – Área 1, predominante residencial, onde a NBR estabelece limites de 55 decibéis para o período diurno e 50 decibéis para o período noturno. Os valores medidos ultrapassaram o permitido.

O secretário de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, Jailton Nogueira, destacou que ações fiscalizatórias visam promover o equilíbrio entre desenvolvimento urbano e qualidade de vida. “Nosso objetivo é garantir que as atividades econômicas ocorram de forma compatível com o bem-estar da população. A poluição sonora é uma demanda constante, e estamos atuando de forma técnica e contínua para atender às reclamações e orientar os estabelecimentos sobre sua responsabilidade ambiental”, afirmou.

As equipes também identificaram vibração em pequena escala proveniente da câmara frigorífica. O supermercado foi notificado a realizar o licenciamento ambiental e recebeu orientações técnicas para reduzir os impactos, incluindo isolamento acústico, manutenção preventiva e eventual reposicionamento dos equipamentos.

Segundo Lucas Félix, técnico da Secretaria de Meio Ambiente, o monitoramento seguirá no local. “Novas medições serão realizadas durante e após o processo de licenciamento, para garantir que o estabelecimento cumpra as exigências legais. Nosso trabalho é contínuo e abrange todos os pontos do município, sempre com foco em atender às necessidades dos munícipes e reduzir conflitos entre atividades comerciais e áreas residenciais”, explicou o servidor, que é engenheiro de produção e mestrando em Engenharia Urbana.

Denúncias sobre poluição sonora podem ser realizadas por meio do número 153, da Guarda Civil Municipal.

Fotos

Veja Também

Prefeitura de Cabo Frio realiza medição de ruído em câmara frigorífica de supermercado no Braga

06/12/2025

Tamoios recebe cursos gratuitos para o empreendedorismo feminino

06/12/2025

Dragagem da Lagoa de Araruama tem início na Praia do Siqueira, em Cabo Frio

05/12/2025

Guarda Civil Municipal realiza palestra da Campanha do Laço Branco dentro dos 21 Dias de Ativismo

05/12/2025

Estudantes de Medicina levam atividades para idosos do Centro de Convivência

05/12/2025

Cabo Frio dá início ao Projeto Verão com forças de segurança atuando de forma integrada

05/12/2025