Em celebração ao Mês da Consciência Negra, o Horto Municipal de Cabo Frio recebe, no sábado, dia 15 de novembro, uma edição especial da Feira Quilombola. O evento acontecerá das 9h às 17h, com atividades dedicadas à conscientização sobre a cultura afro-brasileira e a promoção da igualdade racial. A programação contará com Encontro de Mestras e Mestres das Culturas Populares e Tradicionais de Cabo Frio e atendimentos gratuitos em saúde do Programa Municipal de Saúde Integral da População Negra.
A feira é uma realização das cooperativas das Comunidades Quilombolas da Região dos Lagos (Cooperquilombo) e da Agricultura Familiar da Região dos Lagos (CoopaLagos), com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio, por meio das secretarias de Meio Ambiente, Clima e Saneamento; de Cultura; e de Saúde. A entrada é gratuita.
Ao longo da Feira, o público poderá adquirir uma variedade de produtos artesanais e orgânicos, da agricultura quilombola e de pequenos produtores rurais, além de degustar gastronomia típica. No comando da música ao vivo estarão os artistas Junior Carriço e Jisele Gaspar. O evento reúne feirantes de Tamoios e da Região dos Lagos, dentre quilombolas, agricultores familiares e artesãos, além de coletivos culturais locais.
Um dos destaques desta edição será o Encontro de Mestras e Mestres das Culturas Populares e Tradicionais de Cabo Frio – Região das Baixadas Litorâneas, que vai reunir expressões culturais, vivências, rodas de conversa, caracterização de Mestras e Mestres e apresentações que celebram a diversidade e a força das tradições populares.
O Encontro é uma ação do Pontão de Cultura Ubuntu – Valorizando Trajetórias, Preservando Memórias, com realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). A iniciativa integra a Rede Cultura Viva RJ e carrega o Selo Cultura Viva, reforçando o apoio às iniciativas da sociedade civil na promoção da cultura como direito.
“A proposta do Encontro vai além do entretenimento. É um momento de afirmação cultural, protagonismo comunitário e articulação entre gerações. Queremos reforçar o papel da cultura como direito e como potência de transformação social”, destacou o Mestre Paulão Kikongo, membro do Pontão Ubuntu.
A Feira também terá a participação da Secretaria Adjunta de Vigilância em Saúde e Atenção Básica, por meio do Programa de Saúde Integral da População Negra. Até as 13h, a equipe multiprofissional de saúde oferecerá, gratuitamente, serviços de aferição de pressão arterial e glicose, orientações nutricionais e de vigilância ambiental, orientações sobre a saúde da pessoa idosa e atendimento psicológico, além do atendimento do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).
A Feira Quilombola é também um dos projetos contemplados pelo edital Territórios em Foco, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, com realização por meio da Política Nacional Aldir Blanc e do Ministério da Cultura. O evento já se consolidou como um espaço de convivência e de valorização cultural das comunidades quilombolas de Cabo Frio e da Região dos Lagos.
O Horto Municipal Antônio Ângelo Trindade Marques fica localizado na Avenida Henrique Terra, s/n, bairro Portinho. A entrada é gratuita.
Fotos: Arquivo/Mari Ricci/Cogecom