A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, segue em busca do fortalecimento das políticas ambientais por meio de parcerias e novos projetos. Na última semana, o secretário da pasta, Jailton Nogueira, esteve em reunião com a equipe da Petrobras, no Rio de Janeiro, com o objetivo de articular a viabilização de recursos para projetos focados em manguezais, unidades de conservação e educação ambiental.
Durante o encontro, foram apresentados editais da Petrobras para financiamento de iniciativas socioambientais, com ênfase em linhas de conservação, restauração de ecossistemas costeiros e educação ambiental, adaptadas à realidade de Cabo Frio. A Petrobras mantém, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, ações estruturadas nas áreas de Educação, Florestas, Oceano e Desenvolvimento Sustentável, com foco em aportar recursos para municípios que propõem projetos adequados aos seus critérios de seleção.
O secretário Jailton Nogueira reforçou a importância do encontro. “Nossa visita à Petrobras é fruto de uma articulação do prefeito Dr. Serginho e representa um passo importante para o fortalecimento das políticas ambientais em Cabo Frio. Tivemos uma reunião muito produtiva com a equipe da Petrobras Ambiental, tratando de projetos voltados para conservação de manguezais, fortalecimento das nossas unidades de conservação e também sobre um selo ambiental, que será uma novidade para o município. Outro ponto fundamental foi a possibilidade de desenvolvermos iniciativas de educação ambiental, especialmente com as crianças, estimulando desde cedo a consciência ambiental. Saímos muito satisfeitos, confiantes de que novas parcerias e recursos serão conquistados para tornar nossa cidade cada vez mais sustentável e educada”, disse.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Clima e Saneamento já desenvolve programas de educação ambiental, arborização urbana, recuperação de áreas verdes como parte do programa “Cabo Frio Educada”. “A parceria com a Petrobras surge como uma oportunidade de expandir e fortalecer essas iniciativas, com recursos adequados e alinhamento técnico”, complementou Jailton.
Os próximos passos envolvem a elaboração de projetos técnicos com foco nos ecossistemas de mangue do município, como o manguezal do Chavão, atualmente em discussão para criação de unidade de conservação, além da formulação de um selo ambiental para reconhecer boas práticas socioambientais no município.