O XXXVI Encontro Internacional de Corais encerrou a programação na noite deste sábado (20), no Clube Tamoyo, em Cabo Frio, com uma grande celebração da música e da cultura. O público presente foi brindado com um espetáculo diversificado, que reuniu corais da cidade, de diferentes estados do Brasil e da Argentina, reforçando a tradição de mais de três décadas de integração cultural e troca de experiências.
O concerto de encerramento contou com a participação do Coral Cantavento (Cabo Frio, RJ – maestro Ricardo Aigner); do Coral Marearte (Arraial do Cabo, RJ – Susana Cazaux); do Imperial Coro de Penedo (AL – Patrícia Albuquerque); do Ars Cantandi (BA – Carlos Veiga Filho); do Habeas Cantus (DF – Priscila Martins); do Opus Liberi Ensemble (ES – Claudio Modesto); e do Estudio Coral Sur (Posadas, Argentina – Néstor Rodriguez).
Organizado pelo Coral Cantavento, com apoio da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o encontro se firmou como um dos mais relevantes festivais de música coral do país. Desde sua criação, em 1986, pelo maestro Ruy Capdeville, o evento mantém caráter não-competitivo e sem fins lucrativos, promovendo integração cultural e troca de experiências entre artistas de diferentes regiões e países.
Ao longo de quase quatro décadas, o evento já recebeu grupos de diversos países, transformando Cabo Frio em referência internacional da música coral.
Durante a semana, apresentações gratuitas também aconteceram em diferentes pontos da cidade, como as Igrejas Matrizes de São Cristóvão; Nossa Senhora da Assunção e Nossa Senhora de Fátima, em Unamar.
Texto: Gabriela Torres
Fotos: Wislei Rabello