A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Clima e Saneamento realizou nesta terça-feira (16) uma nova ação de monitoramento de área desmatada na Rua do Suspiro, na região da Rasa. As fiscalizações no local foram intensificadas desde o último sábado (13), com vistorias contínuas das equipes ambientais. O objetivo é coibir novos danos à área, que integra a faixa marginal de proteção da praia, protegida por lei.
Além de fiscalizar irregularidades, a ação busca orientar medidas de recuperação ambiental, incluindo o plantio de espécies nativas, cercamento e a instalação de placas educativas. “Recebemos denúncias de que elementos, ainda não identificados, colocaram fogo e desmataram essa área em frente à praia. Continuaremos com as ações de monitoramento para verificar qualquer alteração. Vamos cercar o local, colocar mourões e garantir a proteção dessa faixa marginal, sendo uma área pública da União, sob gestão da SPU, onde não é permitida qualquer intervenção sem autorização legal”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, Jailton Nogueira.
A faixa marginal de proteção (FMP) é considerada uma área de preservação permanente (APP) e está sujeita às normas do Código Florestal. Qualquer intervenção realizada sem prévia autorização é configurada crime ambiental. A área desempenha papel essencial na proteção da biodiversidade, prevenção da erosão costeira e manutenção de ecossistemas aquáticos e terrestres.
A Secretaria reforça que todas as alterações irregulares serão registradas e comunicadas às autoridades competentes, e que a população pode colaborar denunciando atividades suspeitas. Denúncias podem ser feitas pelo e-mail da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no endereço eletrônico meioambiente@cabofrio.rj.gov.br ou pelo telefone (22) 3199-1313.
Fotos: Divulgação