Pular para o conteúdo

Prefeitura de Cabo Frio remove estruturas irregulares na orla de Tamoios

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Ação conjunta cumpre Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público Federal
Prefeitura de Cabo Frio remove estruturas irregulares na orla de Tamoios4

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, realizou nesta quinta-feira (11) uma operação conjunta para a retirada de estruturas irregulares instaladas na orla de Tamoios. A ação contou com a participação da Fiscalização Ambiental, da Guarda Marítima e Ambiental, da 8ª Unidade de Policiamento Ambiental (Upam) e da Companhia de Serviços Públicos (Comsercaf).

A ação foi motivada após a constatação de novos danos ambientais na área, onde incêndios criminosos haviam ocorrido recentemente. No local, foram identificados bancos e mesas fixadas na areia, além da abertura de novos caminhos demarcados com piquetes. Todo o material foi removido pelas equipes.

Durante a operação, outro quiosque que também havia iniciado a colocação de estruturas fixas na faixa de areia removeu espontaneamente os materiais, após ser orientado pelos fiscais, sem necessidade de autuação.

As medidas atendem ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2024 entre a Prefeitura de Cabo Frio e o Ministério Público Federal (MPF), que estabelece, entre outras obrigações, a proibição da instalação de estruturas fixas nas praias do município e a necessidade de fiscalização diária para garantir a preservação ambiental.

O secretário de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, Jailton Nogueira, reforçou que a iniciativa tem caráter educativo e preventivo e visa promover o uso sustentável dos ambientes costeiros e espaços públicos. “Nosso trabalho é garantir que a legislação seja cumprida e que as praias sejam preservadas. Estamos dialogando com os comerciantes e moradores para compreender a importância de respeitar o TAC. A adesão voluntária de parte dos quiosqueiros mostra que a conscientização está acontecendo. Além disso, também confeccionamos um relatório técnico que já foi encaminhado à Polícia Civil para investigação desses episódios de incêndios criminosos no local”, destacou.

A Prefeitura de Cabo Frio seguirá realizando fiscalizações contínuas em toda a orla, com foco na prevenção de crimes ambientais e no cumprimento do TAC, em parceria com os órgãos de segurança e de serviços públicos.

Denúncias podem ser feitas pelo e-mail da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no endereço meioambiente@cabofrio.rj.gov.br ou pelo telefone (22) 3199-1313.

Fotos: SEMAC

Fotos

Veja Também

Feira Quilombola encerra o ano com celebração de arte, cultura e gastronomia

13/12/2025

Graduação de jiu-jitsu celebra evolução dos alunos do projeto Cidadão do Futuro

13/12/2025

Cursos gratuitos qualificam mulheres de Tamoios

13/12/2025

Operação coíbe perturbação do sossego e resulta em prisão por porte ilegal de arma em Cabo Frio

13/12/2025

Cabo Frio realiza o IV Encontro da Gestão do Trabalho e Educação Permanente dos Trabalhadores do SUAS

13/12/2025

Assistência Social apresenta balanço das ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em 2025

12/12/2025