A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria-Adjunta de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência e Autismo, realizou no último sábado (6). A primeira edição do Campeonato de Braço de Ferro para atletas PCD amadores de Cabo Frio, aconteceu na quadra da APAE de Cabo Frio, em São Cristóvão.
O evento contou com a presença do presidente da APAE, Adalberto Pires, do secretário adjunto da pessoa com deficiência e Autismo, André Luiz, o Gugu, e do superintendente-adjunto da pessoa com deficiência, Anderson Macleyves, além de representantes da Federação de luta de Braço do Rio de Janeiro.
Nessa primeira fase os inscritos passaram por uma capacitação. A batalha pelo braço mais forte vai até o mês de dezembro em duas etapas, com atletas PCD amadores de Cabo Frio. A inscrição ainda pode ser feita através do WhatsApp (22) 99951-7331, até o final do mês de outubro. Em dezembro serão realizadas a segunda e terceira fases, em praça pública.
“A primeira etapa de provas foi bem positiva. As disputas foram rápidas, durando apenas segundos, mas podem se estender até por dez minutos, terminando quando a mão do oponente toca a almofada”, explicou o secretário adjunto PCD André Luiz Ramos, que participou do duelo.
A fase decisiva da competição está prevista para o mês de dezembro. Até lá, haverá uma período de treinamentos com os inscritos, que terá a supervisão de um instrutor da Confederação Brasileira de Luta de Braço e Halterofilismo (CBLBH). Os atletas poderão treinar na Academia Nanuque, com quem foi firmada uma parceria para o torneio.
“O evento está aberto para quem quiser competir. É uma oportunidade importante para a inclusão de jovens, da pessoa com deficiência, de Cabo Frio”, completou o superintendente PCD, Anderson Macleyves.