Na manhã desta terça-feira (02) foi de reforço à preservação ambiental na Ilha do Japonês, um dos principais cartões-postais de Cabo Frio. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, instalou 15 novas placas educativas no local, com orientações sobre práticas proibidas e recomendações de preservação. A ação integra o programa “Cabo Frio Educada”, tendo como objetivo promover a conscientização e a preservação das áreas verdes em todo o município.
As placas foram afixadas em mourões distribuídos em pontos estratégicos da Ilha e trazem informações claras sobre condutas que não são permitidas na área, como a presença de animais domésticos, acendimento de fogueiras, uso de churrasqueiras, entrada com objetos de vidro e o descarte irregular de lixo. Também foram instaladas placas de boas-vindas e de incentivo à preservação, em tamanhos padronizados conforme normas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
A Ilha do Japonês está inserida no Parque Estadual da Costa do Sol (PECS), unidade de conservação que abrange áreas protegidas em Cabo Frio e outros municípios da Região dos Lagos. “A Ilha do Japonês é um paraíso ecológico dentro do Parque Estadual da Costa do Sol, um espaço muito procurado por turistas e moradores. Por isso, estamos revitalizando e ampliando toda essa parte da sinalização, que é fundamental para promover a conscientização sobre os cuidados necessários na área de preservação. Infelizmente, essa área sofre com um acúmulo recorrente de resíduos deixados por visitantes. Além de alertar sobre o descarte de lixo, a ideia é sensibilizar as pessoas para não deixarem seus lixos para trás e para não promoverem práticas que possam causar incêndios e danos ambientais. Precisamos proteger o nosso patrimônio natural e a colaboração da população é fundamental por uma Cabo Frio mais educada”, ressaltou o secretário municipal de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, Jailton Nogueira.
O trabalho de sinalização foi precedido por ações de limpeza e manejo ambiental, executadas pela Equipe Verde. Recentemente, placas educativas também foram instaladas no Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado e no Parque Municipal Dormitório das Garças Walter Bessa e novas sinalizações também serão providenciadas para o Horto Municipal e para áreas de restinga em Tamoios, no segundo distrito. “Primeiro cuidamos e recuperamos os espaços, depois cercamos as áreas restauradas e finalizamos com a instalação das placas, que funcionam como orientação direta para a população e os visitantes”, complementou o biólogo e supervisor da Secretaria, Paulo Roberto Braga.