Promover a qualificação dos profissionais da rede pública de Saúde de Cabo Frio tem sido uma prática constante do governo municipal desde o início do ano, por meio do setor de Educação Permanente da Secretaria de Saúde. Nessa semana, está sendo ministrado mais um curso do cronograma de treinamentos, desta vez voltado para técnicos de enfermagem e enfermeiros da Média e Alta Complexidade (MAC) sobre “Administração Segura de Medicamentos na Emergência Pediátrica”.
A capacitação teve início na terça (26) e continua nesta quarta-feira (27) na ala pediátrica do Hospital Municipal da Mulher (HMM) com a participação de 25 profissionais. Os próximos dias de treinamento serão no dia 1º, próxima segunda-feira, na UPA I (Parque Burle); no dia (9) na UPA II (Unamar) e no dia (15) de setembro, no Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança.
A meta é reciclar o conhecimento técnico de mais de 60 profissionais que prestam assistência pediátrica em situações de emergência. Dentre os principais temas ministrados estão vias de administração, medicamento, diluições, cuidados com acesso venoso e interações medicamentosas.
Segundo a Coordenadora Municipal de Enfermagem da Média e Alta Complexidade, Gicilene Martins, a descentralização do curso, oferecido em unidades distintas, visa facilitar a adesão e o deslocamento dos profissionais de saúde que atuam em regime de plantão nas frentes de atendimento das unidades de saúde.
“Iniciamos o ano de 2025 com a proposta de governo de alinhar os cuidados e técnicas entre as equipes médica e de enfermagem a fim de assegurar uma assistência cada vez mais eficiente e de qualidade para a população. Estamos conseguindo atingir esse objetivo, com o aprimoramento contínuo dos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, considerando as fragilidades, demandas e o suporte que precisamos oferecer para cada unidade”, explicou ela.