A equipe da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal de Cabo Frio, com o apoio da advogada Shenia Mendes, idealizadora do Projeto Papillon, esteve no Instituto de Educação Professora Ismar Gomes de Azevedo, no Centro, e na Escola Municipal Professor Edilson Duarte, no Jardim Caiçara. O objetivo da visita foi realizar atividades educativas e promover conversas com os alunos sobre a importância de combater a violência contra a mulher, divulgar os direitos femininos e apresentar os recursos disponíveis para proteção e apoio às vítimas.
A iniciativa marcou os 19 anos da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), comemorado neste mês de agosto, e reforça que informar e educar é o primeiro passo para a construção de uma sociedade mais segura e justa. Os estudantes receberam orientações que reforçaram a importância da conscientização como ferramenta para prevenir situações de violência e fortalecer a cultura do respeito e da igualdade.
A Patrulha Maria da Penha realiza palestras e atividades educativas em diversas instituições, como parte do trabalho contínuo de prevenção e proteção às mulheres em Cabo Frio. O grupamento atende pelo telefone de emergência 153, com base na Praça Gentil Gomes de Faria, no bairro Passagem.