O Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, fechado desde janeiro de 2017, está passando pela tão aguardada reforma, fruto da parceria entre a Prefeitura de Cabo Frio e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).
Nesta segunda-feira (18), a Defesa Civil realizou uma visita técnica às obras, a pedido do secretário municipal de Cultura, Carlos Ernesto Lopes. O encontro contou ainda com a presença de Natalia Singh, arquiteta e secretária adjunta de Urbanismo, responsável pelo projeto de revitalização do teatro.
Segundo Marcus Dothavio, coordenador geral da Defesa Civil, a vistoria teve como objetivo avaliar as condições de segurança do espaço.
“Segurança é primordial porque é um local de concentração de público. A gente está fazendo uma vistoria de todo o sistema preventivo contra incêndio e pânico, que já existia anteriormente. Agora vamos iniciar um levantamento de tudo que tem de material e, em seguida, cumprir todas as exigências do Corpo de Bombeiros para que o teatro possa voltar a funcionar”, explicou.
O secretário de Cultura, Carlos Ernesto Lopes, destacou que a iniciativa reflete a visão de futuro da atual gestão municipal:
“A questão em pauta é a direção tomada, com o prefeito de Cabo Frio à frente. Essa iniciativa, que precede sua gestão, demonstra um olhar de futuro para a cidade, impulsionado por seu profundo conhecimento e apreço por Cabo Frio. Ele compreende a importância de promover a cultura local, e é com base nesse princípio que estamos reunidos aqui.”
Já a arquiteta Natalia Singh ressaltou que o projeto vai além da recuperação da estrutura, trazendo melhorias no entorno e modernização dos espaços.
“A gente vai manter a estrutura, requalificando, melhorando e revitalizando o espaço e seu entorno. Vamos dar uma cara nova, garantindo que o teatro volte a funcionar em sua melhor forma, como já funcionou anos atrás”, afirmou.