A Secretaria de Saúde de Cabo Frio promove, nesta segunda-feira (26), uma ação alusiva ao Janeiro Roxo, mês dedicado à conscientização e ao combate à hanseníase. Uma avaliação dermatológica será realizada em pacientes que apresentam manchas no corpo, no ambulatório (sala 22) do PAM de São Cristóvão.
A ação será realizada das 10h às 15h, pela dermatologista e hansenolologista Elizana Nascimento Costa Pinto e pela fisioterapeuta Rafaela Souza Pinho, que fazem parte do Programa Municipal de Hanseníase de Cabo Frio.
“A campanha tem como objetivo dar visibilidade à doença, combater o preconceito e incentivar a busca pelo diagnóstico e tratamento, que é oferecido gratuitamente pelo SUS”, explica a coordenadora do Programa Municipal de Hanseníase, Christiane Távora.
Janeiro Roxo: informação, cuidado e prevenção
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, transmitida pelo bacilo de Hansen (Mycobacterium leprae). A transmissão ocorre quando o indivíduo infectado expele o bacilo pelas vias aéreas, por meio de tosse, espirro ou fala, em contato prolongado e próximo com outras pessoas.
O tratamento dura de 6 meses a um ano, dependendo do número de lesões na pele. Ele é oferecido na rede pela rede municipal no PAM, e os medicamentos podem ser obtidos no ambulatório.
O Dia Mundial da Hanseníase é celebrado dentro do Janeiro Roxo, no último domingo do mês de prevenção e combate à doença. A data foi instituída em 1954 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), reforçando a importância da informação, do cuidado e da prevenção.