O secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Clima de Cabo Frio, Jailton Nogueira, participou nesta quinta-feira (22) da celebração do Dia Internacional da Biodiversidade, realizada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O evento reuniu representantes dos 92 municípios fluminenses, promovendo o fortalecimento das políticas públicas voltadas à conservação da natureza.
Com uma programação intensa, a cerimônia contou com a apresentação de projetos estratégicos da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), além do lançamento das publicações “Atlas das Unidades de Conservação Municipais do Estado do Rio de Janeiro” e “Conhecendo a Flora Endêmica e Ameaçada de Extinção do ERJ”.
No encontro, os municípios receberam kits com placas de sinalização e câmeras traps, uma iniciativa do Programa de Apoio às Unidades de Conservação Municipais (ProUC), pelo Projeto Fauna Ameaçada, com o objetivo de apoiar o monitoramento e a conservação da biodiversidade local.
Outro destaque do evento foi a apresentação do Programa Olho no Verde, com a assinatura de Termos de Adesão pelos municípios, reforçando o compromisso com o combate ao desmatamento ilegal.
“A participação de Cabo Frio nesse evento reforça nosso compromisso com a conservação da biodiversidade e com o fortalecimento das Unidades de Conservação do município. Iniciativas como essas contribuem para a construção de políticas ambientais mais eficazes e integradas em todo o estado”, destacou Jailton Nogueira.
O evento marcou um importante momento de articulação entre os gestores ambientais municipais, estaduais e parceiros da sociedade civil, consolidando o Rio de Janeiro como referência em ações de proteção ao meio ambiente.