A cidade de Cabo Frio foi uma das 20 redes municipais de ensino do país contempladas com o Selo Petronilha de Inclusão e Equidade Racial, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). A cerimônia de entrega simbólica aconteceu nesta quinta-feira (6), em Brasília, reunindo representantes das redes premiadas de todo o Brasil.
O reconhecimento é um marco importante para o município, que tem se destacado no cenário da educação escolar quilombola e antirracista, com ações voltadas à valorização da diversidade étnico-racial e ao fortalecimento das identidades culturais. Cada rede contemplada receberá R$200 mil para ampliar e consolidar políticas educacionais que promovam a equidade racial e social nas escolas.
“Esse reconhecimento nacional reforça que estamos no caminho certo. Cabo Frio tem uma trajetória marcada pela luta e pela resistência das comunidades quilombolas, e nosso papel, enquanto rede pública, é garantir que essa história seja contada, valorizada e celebrada dentro das escolas. Esse selo é um incentivo para seguirmos ampliando as ações de equidade e fortalecendo uma educação que acolhe e respeita a diversidade” destacou o secretário de Educação, Alessandro Teixeira.
Cabo Frio foi representada na cerimônia pela professora Me. Doutoranda Juliana Pacheco, que é dinamizadora da Educação Escolar Quilombola na rede e coordenadora estadual da Política Nacional de Equidade, Educação e Relações Étnico-Raciais e Quilombolas (PNEERQ).
A Seme vem desenvolvendo, ao longo dos anos, uma série de iniciativas voltadas à formação de professores, à produção de materiais pedagógicos e à inserção da história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar. As ações também valorizam a educação escolar quilombola, uma vez que o município abriga a maior população quilombola do Estado do Rio de Janeiro.
A premiação que destaca a cidade como referência em políticas educacionais de equidade racial reforça o compromisso da rede municipal com uma educação pública inclusiva, de qualidade e socialmente justa, que valoriza as origens, e respeita as diferenças.