O município de Cabo Frio é um dos contemplados pelo Programa Ambiente Resiliente, lançado nesta quinta-feira (6) pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. A cerimônia de lançamento aconteceu no Palácio Guanabara, na capital, com a presença do governador Cláudio Castro; do secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi; e gestores públicos de municípios fluminenses. Cabo Frio esteve representado pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, Jailton Nogueira, que recebeu o certificado de adesão ao programa.
A iniciativa marca o início de uma cooperação entre o Estado e a Prefeitura, com o objetivo de fortalecer as estratégias locais de adaptação às mudanças climáticas, reduzir danos causados por eventos extremos e ampliar a capacidade de resiliência da cidade. Durante o evento, também foram anunciadas novas parcerias estratégicas voltadas ao planejamento urbano sustentável, prevenção de desastres e proteção de comunidades vulneráveis.
Segundo a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, foram identificados 64 planos de adaptação climática, sendo 34 em âmbito local, abrangendo 66 municípios fluminenses, dentre eles, o de Cabo Frio. O secretário Jailton Nogueira, comemorou a adesão ao Programa Ambiente Resiliente, que representa um avanço na consolidação das políticas públicas ambientais e climáticas de Cabo Frio.
“Somos uma das poucas cidades da Região dos Lagos selecionadas nesta primeira fase do programa. Isso mostra a força da nossa qualificação técnica e a referência de gestão em Cabo Frio, com estruturação de ações e políticas alinhadas à adaptação climática. Nós, que nos transformamos em Secretaria do Clima, estamos trabalhando para deixar um legado para o município. Isso significa que estamos comprometidos em preparar o futuro da nossa população, com suporte, responsabilidade e estratégia, para enfrentar os desafios das mudanças climáticas. Agradeço, especialmente, ao prefeito Dr. Serginho pelo incentivo. Esse é mais um degrau que subimos na gestão pública ambiental”, destacou.
Com a adesão, Cabo Frio passa a receber diretrizes técnicas e apoio para criar planos de adaptação e resiliência, reforçando a capacidade do município para prevenir e lidar com riscos de desastres. O programa, instituído pela Resolução SEAS nº 195/2024, tem como objetivo tornar as cidades mais sustentáveis, seguras e preparadas, por meio de ações como capacitações, atividades educativas, mapeamento de riscos e projetos-piloto, em parceria com órgãos como o ONU-Habitat.