Abrindo o Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama e do colo de útero, a Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Adjunta da Família e Juventude, promoveu, nesta quarta-feira (1°), o “Cabo Frio Celebra Rosa 2025”, uma programação com ações educativas sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.
O evento contou com a presença da população e de autoridades no Canto do Forte. A programação contou com apresentações musicais e dos corais das Amigas da Mama; Cantiga; do Instituto de Educação Professora Ismar Gomes de Azevedo; e Carlos Wesley, da Igreja Metodista Central. Para fechar o evento, de forma simbólica, o Forte São Matheus, foi iluminado de rosa.
“Realizamos esse Celebra Rosa próximo ao Forte São Mateus, que há centenas de anos foi fortaleza para nossa cidade. Com essa ideia, lembramos como a fé pode ser o nosso forte, mas que precisamos nos cuidar, manter os exames em dia pra zelar pela nossa saúde e nos mantermos firmes na esperança”, disse a superintendente de acolhimento da paciente oncológica de Cabo Frio, Luiza Maria.
A agenda de ações de prevenção se estenderá durante todo o mês, incentivando a comunidade a acompanhar e participar das atividades. O Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização da sociedade e dos profissionais de saúde sobre a prevenção do câncer de mama e do colo de útero, reforça a importância do diagnóstico precoce da doença e da adoção de hábitos saudáveis que possam contribuir para a diminuição dos casos.
A presidente da Amigas da Mama de Cabo Frio, Carla Belídio, destacou a importância do cuidado e do diagnóstico precoce.
“Há nove anos fui diagnosticada com câncer e estou curada. É importante que todos saibam que o câncer não é uma sentença de morte, que tem tratamento e o quanto antes identificado, maior a chance de cura total. Nosso alerta é para que todos mantenham os exames em dia, se cuidando e conhecendo o seu corpo”, finalizou.